SeuArquiteto.com ‹ Arquitetura, Construção, Projetos, Design, Maquete Eletrônica 3D, Cuiabá, Porto Velho, SinopAprovação na Prefeitura

Aprovação na Prefeitura

A liberação para início das obras está associada à emissão do Alvará de Construção pela prefeitura local. Sem essa liberação, não é permitida qualquer tipo de alteração no lote. O procedimento para a obtenção do Alvará varia de município para município, bem como as exigências e taxas. Os projetos para a prefeitura serão iniciados após a conclusão da etapa do projeto de arquitetura e estão divididos da seguinte forma:

PROJETO PARA PREFEITURA

Os projetos para a prefeitura são executados de acordo com as exigências municipais, cujas obrigatoriedades variam de prefeitura para prefeitura. Normalmente, trata-se de plantas baixas em escala 1:100 de todos os pavimentos, cortes longitudinais e transversais, fachadas frontal e lateral, além de implantação no lote e cálculos de coeficiente de aproveitamento e taxa de ocupação. Os cálculos de volume de movimento de terra, corte e aterro também se fazem necessários. Esse jogo de projetos é fundamental para a análise dos órgãos públicos, sendo liberado o início das obras somente após sua aprovação. O prazo para aprovação do projeto na prefeitura varia de município para município e independem da vontade do arquiteto. Para obras em condomínios fechados, o projeto deve seguir para a análise no condomínio antes mesmo de ser encaminhado à municipalidade.

MEMORIAL DESCRITIVO

O Memorial Descritivo transfere, de forma básica, tudo o que está desenhado para um texto, ou seja, informa o local da construção, os dados do lote e do proprietário, tipo de estrutura, acabamentos, materiais utilizados, entre outras informações.

DOCUMENTAÇÃO PARA APROVAÇÃO DOS PROJETOS

Toda a documentação técnica necessária para a aprovação do projeto será fornecida pelo arquiteto, relativa ao CREA, registro do profissional na prefeitura, cadastros, fichas e formulários. Outros documentos, como escritura do imóvel, matrícula, IPTU e comprovantes de propriedade, devem ser fornecidos pelo proprietário. O profissional não é responsável por problemas na documentação do imóvel, como falta de contratos, escrituras, áreas diferentes, conflito de proprietários ou quaisquer outras informações que impeçam o andamento do processo, devendo estes ser solucionados através de outros profissionais, a cargo do cliente.

PLACA DE IDENTIFICAÇÃO DA OBRA

Será fornecida uma placa de identificação de obra, conforme exigências municipais, sem custo adicional. A placa, bem como sua estrutura, deve ser devolvida em perfeito estado, quando terminada a obra. Sua fixação deverá ocorrer no início dos trabalhos e deverá ser instalada por funcionários da obra, de acordo com orientação do arquiteto.

ENTRADA E ACOMPANHAMENTO NA PREFEITURA

Protocolamos os projetos na prefeitura, acompanhamos seu andamento, preenchemos, entregamos e retiramos papeladas junto à prefeitura local, até a liberação do Alvará de Construção.

*** ITENS NÃO INCLUSOS ***

• Custos com taxas municipais, cadastro de profissional, alvarás e demais impostos gerados no processo de construção que correrão por parte do cliente.
• O profissional não se responsabiliza por alterações no projeto aprovado, como acréscimo de áreas ou modificações em aberturas, sendo proibida qualquer alteração no projeto aprovado, sob pena de baixa na responsabilidade.
• Eventuais multas geradas por problemas na obra (como, por exemplo, depósito de material de construção no passeio público ou na rua, entre outros) serão de responsabilidade do proprietário.
• Em municípios onde o arquiteto ainda não possui obras e nos quais houver taxas para abertura de registro do profissional na prefeitura, esses valores serão acrescidos ao valor do projeto.

Equipe SeuArquiteto.com
Inscreva-se
Inscreva-se e receba automaticamente as atualizações do nosso site.
Vídeos SeuArquiteto.com
Sites Recomendados
Agente Imóvel - Poderosa feramenta para busca de imóveis à venda em SP e nas principais capitais do Brasil, vale a pena conferir.
Termos + Procurados